Não é atoa que os Brasileiros são bem "chegados" a um cartão de crédito, sendo um dos países que mais utilizam a modalidade financeira para pagar suas contas do dia-a-dia.
Contudo, também somos um dos países mais inadimplentes no mundo com as compras através do amado por uns, odiado por outros, cartão de crédito.
Contudo, nem tudo é "choro"! Os juros completamente ABSURDOS do rotativo do cartão de crédito que ultrapassa os 400% ao ano (maior inclusive do que o da nossa vizinha Argentina, que está passando por uma grave crise, mas que tem os juros do rotativo em cerca de 86% ao ano) tem previsão de lei para DIMINUIREM MUITO!!
O projeto prevê a diminuição desse valor para "apenas" 100% do valor da dívida.
Veja o vídeo com mais detalhes: 👇
Os primeiros registros da história do cartão de crédito remontam ao início do século 20 e tiveram mudanças ao longo dos anos.
Nos anos 1920 algumas empresas nos Estados Unidos começaram a emitir cartões de crédito para uso em locais específicos. Contudo, como apenas uma "novidade experimental", já que estes cartões estavam limitados a locais específicos e não tinham uma aceitação (nem conhecimento do público em geral) tão generalizada como hoje (se hoje em dia novas tecnologias ainda são vistas com receio por comerciantes e consumidores, imagine isso lá em 1920?). Para nível de comparação, observe a aceitação de novas formas de pagamento hoje como o PIX, que mesmo tendo uma adesão absurda principalmente graças aos avanços nas tecnologias de meios de comunicação, ainda existem pessoas e estabelecimentos que não aceitam essa tecnologia como forma de pagamento.
O primeiro cartão de crédito já nos moldes de hoje em dia foi o "Diners Club" (que em portugês significa 'clube do jantar'). Este cartão surgiu em 1950, e foi criado por por Frank McNamara e Ralph Schneider nos Estados Unidos. Inicialmente, era destinado a jantares em restaurantes e poderia ser usado apenas em estabelecimentos afiliados.
Oito anos depois em 1958, foi criado o primeiro cartão de crédito bancário, pelo "Bank of America", que é muito similar aos existentes até os dias de hoje, e seu nome era "BankAmericard". Este cartão seria o precursor do cartão de crédito que existe até hoje e é tão popular: A Rede Visa. Este cartão também já oferecia a comodidade do cliente comprar de forma parcelada.
No mesmo ano, a American Express também passou a emitir cartões de crédito no estilo moderno. Os cartões American Express eram inicialmente destinados a viajantes e tinham uma abordagem mais exclusiva.
Coincidentemente, outros oito anos depois fora lançado o "Master Charge" em 1966. Que mais tarde seria renomeado como MasterCard. Seu objetivo até então era competir diretamente com a "BankAmericard", e criar uma rede de cartões aceita em todo o mundo.
Hoje em dia é difícil imaginar um mundo onde não existam cartões de crédito. E, apesar de seu lado negativo como os que são citados no vídeo em anexo, suas vantagens tem se mostrado superiores as suas desvantagens, e por isso sua demanda é cada vez maior e eles são cada vez mais utilizados mundo afora.
Comente abaixo a sua opinião: 👇
Fontes: Vídeo em anexo.